Governo de Moçambique está a trabalhar com autoridades do Malawi para prestar assistência aos refugiados moçambicanos da tempestade Ana no país vizinho. Número de deslocados pode ultrapassar 2.500.
O Governo moçambicano está a trabalhar com as autoridades do Malawi para prestar assistência “o mais breve possível” aos refugiados moçambicanos da tempestade Ana no país vizinho. A garantia é do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), que admite que a ajuda humanitária prestada até agora pelas autoridades do Malawi não é suficiente.
O INGD aponta um plano de ação conjunto para resolver a situação precária nos centros de acolhimento – incluindo o envio de uma brigada moçambicana ao terreno. Em entrevista à DW África, a porta-voz do INGD, Nelma de Araújo, não confirma o número de moçambicanos deslocados no Malawi, admitindo que possa até ultrapassar os 2.500 apontados por vários meios de comunicação nos últimos dias.
Um sismo de magnitude 7,4 abalou a ilha de Mindanau, no sul das Filipinas, conforme informações do Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos...