Sete crianças morreram e cinco ficaram feridas por “erro” em um ataque aéreo do exército nigeriano na sexta-feira contra “bandidos armados” na região de Maradi, no sul do Níger, perto da fronteira com a Nigéria, informou à AFP neste domingo o governador da região.
Quatro crianças morreram instantaneamente e outras três sucumbiram “aos ferimentos enquanto eram transportadas para o hospital”, disse ele. Segundo o governador, “os pais participavam de uma cerimônia e as crianças provavelmente estavam brincando quando o bombardeio” aconteceu.
O governador acredita que o ataque tinha como alvo “bandidos armados” que atuam nas áreas de fronteira, mas “errou o alvo” e “terminou por atingir Nachadé”.
Chaïbou Aboubacar disse que foi à aldeia, localizada no departamento de Madaroumfa, no sábado para “apresentar condolências às autoridades” e aos moradores locais. Ele também visitou os túmulos das crianças mortas e o local do bombardeio.
Vários municípios da região de Maradi são afetados pela violência de gangues fortemente armadas dos estados federados nigerianos vizinhos de Katsina, Sokoto e Zamfara.