Sociedade Cobrança de portagens na estrada circular de Maputo arranca a 1 de...

Cobrança de portagens na estrada circular de Maputo arranca a 1 de Fevereiro

A partir de 1 de Fevereiro, as quatro portagens montadas na Estrada Circular de Maputo vão começar a cobrar valores que variam de 40 a 580 meticais. 

Deviam ter entrada em funcionamento no ano passado, mas só agora é que foram concluídas. A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) vai mesmo começar a cobrar pela circulação na Estrada Circular de Maputo.

Para as viaturas de classe 1, o preço é de 40 meticais, classe 2, 140 meticais, classe 3, 380 meticais e as de classe 4 vão pagar 580 meticais. Há, entretanto, um sistema de descontos para utilizadores frequentes.

Para ter os descontos, o automobilista terá de ser utilizador frequente e, quanto maior for o número de viagens, menos vai pagar em cada vez. De 11 a 20 viagens, o automobilista terá desconto de 40 para 37 meticais; de 21 a 30 viagens, o desconto é de 40 para 35; e de 31 a 40 viagens, o valor será reduzido de 40 para 32 meticais.

Para quem fizer de 41 a 50 viagens, o valor poderá ser reduzido até 27 meticais, fazendo 51 a 60 viagens, pagam-se 22 meticais, sendo que o desconto máximo irá para quem conseguir viajar 60 vezes num mês, ou seja, passar duas vezes por dia. Esse poderá pagar 16 meticais. Isto para a classe 1.

Recomendado para si:  Ministério da Educação abre 1,6 milhão de vagas para matrículas do ano lectivo 2026

Os semi-colectivos vão pagar dez meticais, quando o preço normal devia ser de 40 meticais. Já os autocarros de passageiros vão pagar 35 meticais, ao invés de 140 meticais da sua classe.

São quatro pontos de cobrança, nomeadamente, Costa do Sol, Zintava, Cumbeza e Matola-Gare. Contudo, a REVIMO diz que quem tiver, no mesmo percurso, dois pontos de portagem, é obrigado apenas a pagar no primeiro ponto e, no segundo, só tem de apresentar o recibo, caso contrário, paga outra vez.