Um chefe da máfia italiana em fuga há mais de 20 anos foi apanhado numa cidade espanhola depois de ser localizado numa imagem do Google Maps.
Gioacchino Gammino, de 61 anos, é um assassino condenado entre os mais procurados de Itália, foi detido em Galapagar, uma cidade perto de Madrid. Ao longo dos anos o fugitivo casou-se, mudou de nome para Manuel, trabalhava como chef e era dono de uma loja de frutas e vegetais, avançou o The Guardian.
A polícia italiana realizou várias investigações e foi imitido um mandado de prisão europeu em 2014. Gioacchino foi finalmente localizado em Espanha, mas foi através do Google Maps que foi possível obter a localização exata.
Na imagem capturada pela ferramenta de navegação da Google é possível ver dois homens a conversar do lado de fora de uma loja de frutas e vegetais chamada ‘El Huerto de Manu’.
A loja e o restaurante estão fechados, mas a polícia encontrou uma foto de Gammino, vestido com o traje de chef, numa página do Facebook ainda existente da ‘La Cocina de Manu’, um restaurante próximo da loja. O chefe da máfia italiana foi identificado pela cicatriz no lado esquerdo do queixo.
Depois de 20 anos escondido, Gammino achava que tinha conseguido cortar todos os laços com a Sicília. Ao ser preso, ele disse à polícia: “Como é que me encontraram? Eu nem liguei à minha família durante 10 anos!”.
Gammino era procurado por homicídio e vários outros crimes relacionados à máfia. Foi detido pela segunda vez em Barcelona em 1998 e cumpria pena de prisão perpétua na prisão de Rebibbia, em Roma, quando, em 2002, conseguiu escapar durante a realização de um filme na prisão.