Centenas de casas foram destruídas pelos incêndios no estado norte-americano do Colorado, fustigado por ventos fortes e a sofrer uma seca histórica, disseram na quinta-feira as autoridades.
Boulder, com mais de 100 mil habitantes, situa-se a cerca de 50 quilómetros (km) de Denver, capital do Colorado, no oeste dos Estados Unidos. A seca registada no estado facilitou muito a propagação das chamas. Pelo menos 648 hectares de vegetação arderam em Boulder.
O serviço meteorológico norte-americano disse que as rajadas de vento estavam a atingir 170 km/hora em algumas áreas, complicando os esforços dos bombeiros na luta contra as chamas. Milhares de residentes receberam ordens para sair das suas casas na quinta-feira, incluindo em Louisville, com 20 mil habitantes.
Outra cidade visada pela ordem de evacuação, Superior, com 13 mil habitantes, ficou coberta, na quinta-feira, por uma nuvem negra de fumo, como demonstram imagens publicadas nas redes sociais.
Louisville e Superior são cidades vizinhas e situam-se a cerca de 32 quilómetros de Denver. O incêndio que lavra a noroeste de Superior é um dos vários que deflagraram, na quinta-feira, naquela zona, alguns dos quais provocados pela queda de linhas de alta tensão, quando o vento atingiu 169 km/hora.
A cordilheira Front Rage, onde vive a maioria da população do Colorado, teve um outono extremamente seco e ameno, e o inverno, até agora, tem continuado seco. No entanto está prevista neve na sexta-feira para a região.

















