Sociedade UNICEF forma militares para travar crianças-soldado em Cabo Delgado

UNICEF forma militares para travar crianças-soldado em Cabo Delgado

São cada vez mais as crianças-soldado em campos de batalha, nomeadamente em Cabo Delgado, Moçambique. Iniciativa da UNICEF junto de militares pretende ajudar a resgatar e integrar estas crianças na sociedade.

Cem oficiais e sargentos moçambicanos estão a ser treinados para lidar com o crescente número de crianças-soldado em campos de batalha no norte e noutros conflitos em Moçambique, disseram fontes oficiais.

A iniciativa, inserida no programa “Prevenir utilização de crianças-soldados em Moçambique”, do Fundo das Nações Unidas para a Criança (Unicef), foi lançada terça-feira (16.11) em Chimoio, Manica, centro de Moçambique.

O objetivo é especializar membros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) no respeito, promoção e proteção dos direitos das crianças, sobretudo as envolvidas em conflitos em Cabo Delgado (norte), e nas províncias de Manica e Sofala, centro do país.

Segundo esta responsável, várias crianças são instrumentalizadas e usadas nos seus diferentes papéis, “no campo de batalha, como informadores, como carregadores de materiais”, sobretudo no conflito armado envolvendo terroristas em Cabo Delgado.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha