A polícia moçambicana anunciou a detenção de dois profissionais de saúde por suspeitas de falsificação de cartões de vacinação contra a Covid-19 em Maputo.
Os dois profissionais detidos são um técnico de medicina e uma estagiária de enfermagem do centro de saúde de Bagamoio, na capital.
Além de cartões de vacinação, os dois profissionais foram também encontrados com material de saúde, disse hoje Marta Pereira, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) no comando-geral da cidade.
A estagiária de enfermagem geral de 24 anos, citada pela imprensa local, assumiu ter participado no processo de falsificação e disse ter sido aliciada por alguém que a contactou pedindo ajuda para obter os cartões.
A estagiária disse ter-se recusado, mas após “insistência” acabou cedendo.
Em declarações a jornalistas, o técnico de medicina considerou tratar-se de uma “armadilha”, referindo que reconhecia apenas dois dos cinco cartões apreendidos pela polícia.
Para a porta-voz da PRM, a falsificação e venda de cartões de vacinação “coloca em causa a saúde da própria população”, referindo, por isso, que a polícia está a “desdobrar-se para desmantelar redes” que se dedicam a esse tipo de ações.
O Governo provincial de Inhambane decidiu travar o início da exploração e comercialização de areias pesadas na localidade de Jangamo.
A medida surge na sequência...
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) expressou a sua preocupação face aos níveis alarmantes de violência em alguns...
Foram publicadas hoje, dia 03 de Outubro no site MMO Emprego as seguintes oportunidades de emprego em Moçambique:
Clique aqui para baixar a edição em...