Início Sociedade Locomotiva de transporte de carvão mineral descarrilou no Niassa

Locomotiva de transporte de carvão mineral descarrilou no Niassa

Dois menores de idade morreram, três contraíram ferimentos graves e quase duas dezenas são dadas como desaparecidas em consequência do descarrilamento de uma locomotiva de transporte de carvão mineral, ocorrido, na tarde da sexta-feira (22), na cidade de Cuamba, província do Niassa.

O descarrilamento da composição com 120 vagões e quatro máquinas provocou a interrupção do tráfego ferroviário no corredor de Nacala, que liga o nosso país ao vizinho Malawi.

As vítimas encontravam-se, na altura do acidente cerca das 16 horas, em recreação na Lagoa do rio Namutimbua.

Menores foram soterrados por carvão mineral que era transportado em 44 vagões que descarrilaram, dos quais dois foram removidos sem vida e três com ferimentos graves tendo sido evacuados para o hospital distrital de Cuamba.

Os destroços da composição estão espalhados por uma área de cerca de 60 metros quadrados devido o impacto que causou choque e emoção aos munícipes de Cuamba que ocorreram ao local para testemunhar o sucedido e aferir se entre as vítimas não existe um parente.

O administrador de Cuamba, João Manguinge, disse que o corredor logístico do Norte vai iniciar a qualquer momento o trabalho de remoção do carvão na Lagoa de Namutimbua para aferir se entre os desaparecidos não se encontram naquele local.

Acrescentou que o gestor do transporte de carvão vai desenvolver trabalho que vidam apurar as causas do sinistro apesar de testemunhas afirmarem tratar se de excesso de velocidade que provocou o desligamento de um vagão na travessia da ponte

O local onde ocorreu o descarrilamento do comboio em Cuamba já foi palco de cortes do tráfego ferroviário há cerca de dois anos devido aos danos sofridos pela força das águas do rio Namutimbua.

FONTEJornal Noticias
Artigo anteriorVagas de emprego do dia 22 de Outubro de 2021
Próximo artigoExxon considera cancelar do projeto de gás devido a pressão dos investidores