Internacional Migrantes e ativistas exigem trânsito livre aos EUA

Migrantes e ativistas exigem trânsito livre aos EUA

Migrantes bloqueados no México e ativistas que defendem seus direitos iniciaram na segunda-feira uma greve de fome na fronteira sul para exigir que as autoridades mexicanas lhes permitam transitar livremente para os Estados Unidos, informaram organizações privadas.

O protesto acontece na cidade mexicana de Tapachula, localizada na fronteira com a Guatemala, e busca que se autorizem milhares de haitianos e centro-americanos a continuarem sua jornada rumo ao norte, após a dissipação de várias caravanas na semana passada.

“O jejum é para mudar a situação da comunidade migrante, mudar a violência, para que Deus toque o coração das pessoas da migração”, disse Irineo Mujica, diretor da organização Povos sem Fronteiras, que lidera a greve. Juntamente com Luis García, do Centro de Dignificação Humana, ele promove simultaneamente um amparo para que os migrantes possam deixar Tapachula, onde estão bloqueados há meses, e se deslocar pelo território mexicano.

Vários migrantes solicitaram asilo ao México para evitar a sua expulsão, mas os trâmites avançam lentamente. Devido a essa situação, eles planejam sair em caravana até a Cidade do México na próxima quarta-feira e exigir do presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador uma solução.