O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) reteve, na manhã de ontem (12), no bairro do Zimpeto, cidade de Maputo, um autocarro de transporte de passageiros inter-provincial com 41 estrangeiros, 13 dos quais em situação irregular.
Trata-se de 40 malawianos e um sul-africano, que se faziam transportar numa viatura de marca MAN, com a chapa de inscrição AFZ 287 MC, pertencente à transportadora TSETSA NDZUMA.
Os estrangeiros são provenientes da vizinha África do Sul e tinham como destino a cidade de Tete, de onde seguiriam para o Malawi.
Segundo Felizardo Jamaca, porta-voz do SENAMI na cidade de Maputo, a entidade tomou conhecimento do caso, após uma denúncia, e interceptou a viatura no bairro do Zimpeto, tendo se confirmado a presença de estrangeiros ilegais.
“Dos 41 passageiros estrangeiros, cinco não possuem nenhuma documentação e oito estão numa situação de clandestinidade, por não terem feito nenhum movimento migratório na sua entrada ao território nacional”, disse.
Jamaca avançou que a transportadora já foi notificada e deverá assumir a responsabilidade pelo grupo até ao seu repatriamento e vai responder a um processo-crime por transporte de ilegais.
“A transportadora deverá pagar também uma multa de 12 mil meticais”, sublinhou.
Por sua vez, os responsáveis do Terminal Internacional da Junta, onde a viatura fez o carregamento, distanciaram-se do caso, afirmando que as autoridades policiais ligadas ao sector do transportes e comunicações fiscalizaram e autorizaram a partida da viatura para Tete.