Destaque Protestos contra a tomada de poder fez várias pessoas mortas no Afeganistão

Protestos contra a tomada de poder fez várias pessoas mortas no Afeganistão

Pessoas carregam bandeira do Afeganistão durante protesto em Cabul 19/08/2021 REUTERS/Stringer

O Talibã convocou os imãs do Afeganistão a pedirem união quando fizerem as primeiras orações de sexta-feira depois que o grupo islâmico tomou o controle do país, em meio ao avanço de protestos contra a tomada de poder para mais cidades, inclusive a capital Cabul.

Várias pessoas foram mortas quando militantes do Talibã dispararam contra uma multidão na cidade de Asadabad, no leste do país, afirmou uma testemunha.

No dia em que o Afeganistão celebra sua independência do controle britânico em 1919, um vídeo nas redes sociais mostrou uma multidão de homens e mulheres em Cabul balançando bandeiras nacionais pretas, vermelhas e verdes. “Nossa bandeira, nossa identidade”, gritavam os manifestantes.

Em alguns protestos em outros lugares, a imprensa reportou que as pessoas estavam retirando e rasgando as bandeiras brancas do Talibã. Um porta-voz do Talibã não estava disponível de imediato para comentar.

O grupo conquistou o Afeganistão em velocidade relâmpago, enquanto as tropas estrangeiras retiravam, surpreendendo até seus próprios líderes e deixando vácuos de poder em muitas localidades.

O Taliban pediu união antes das preces de sexta-feira, e pediu que todos os imãs convençam as pessoas a não deixarem o país.

Desde a tomada de Cabul no domingo, o Taliban tenta apresentar uma face mais moderada, dizendo que quer paz, que não irá se vingar de inimigos antigos e que irá respeitar os direitos das mulheres dentro dos limites da lei islâmica.