Sociedade Operações da força militar conjunta devolvem esperança de regresso aos deslocados de...

Operações da força militar conjunta devolvem esperança de regresso aos deslocados de Palma

Os deslocados de guerra em Moçambique, acolhidos na província de Nampula, estão contentes com as intervenções militares na província. Mas há quem receie que interesses económicos os impeçam de regressar.

As operações da força militar conjunta contra os insurgentes em Cabo Delgado estão a devolver a esperança aos cidadãos que fugiram da província nortenha de Moçambique e estão a viver na cidade de Nampula.

Segundo o analista, com a entrada de tropas estrangeiras há na população alguma desconfiança em relação a possíveis contrapartidas. Há quem pense que a ajuda estrangeira pode não ser fruto apenas da “boa vontade”, havendo  interesses por trás relacionados com a exploração dos recursos naturais.

JóJó Ernesto apela, por isso, ao Governo, que seja transparente, de modo a evitar especulações e assegurar às comunidades de Cabo Delgado que também vão beneficiar das riquezas naturais.

“O nosso Governo não aprende com erros, oculta tudo. Nós ainda não sabemos os contornos, em termos de condições, da presença das forças estrangeiras. Na política há jogos de interesse. Por isso, o Governo devia falar de forma aberta sobre o que está por trás dessas ajudas. É verdade que a nós, neste momento, nos interessa a paz. Depois havemos de fazer as contas, mas só espero que essas contas não sejam caras para o cidadão moçambicano”, conclui.

Recomendado para si:  CTA sequestro de empresário português e alerta para insegurança no país