Sociedade EDM garantiu reposição de energia aos distritos cuja rede foi destruída pelos...

EDM garantiu reposição de energia aos distritos cuja rede foi destruída pelos terroristas

O fornecimento de energia aos distritos, cuja rede foi destruída pelos terroristas na província de Cabo Delgado, será reposto dentro dos próximos 45 dias, segundo garantias dadas pela Empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Falando ontem no final de uma visita de trabalho que realizou à província de Manica, o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, disse que já foi feito um trabalho de levantamento das linhas destruídas, com destaque para Macomia-Awasse, Awasse-Mueda, Awasse-Mocímboa da Praia, onde se está a trabalhar para gradualmente assegurar que estes distritos possam dispor de energia eléctrica.

“Os terroristas destruíram muitas infra-estruturas, com ênfase para escolas, hospitais, tribunais, linhas de energia, água, entre outras. Nessa base, estamos a desenvolver um plano para restabelecer a normalidade”, afirmou Max Tonela.

Dados avançados recentemente indicam que os ataques de grupos terroristas nos distritos do norte da província de Cabo Delgado provocaram a destruição de cerca de 313 km de cabos eléctricos de baixa e média tensão, o que representa um prejuízo financeiro enorme para as contas da empresa Electricidade de Moçambique (EDM).

Recomendado para si:  Chibuto: Mais de 250 famílias protestam por indemnizações relativas ao projecto de areias pesadas

Este tema foi um ponto de debate durante a VIII sessão ordinária do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação de Estado da província de Cabo Delgado, alargada aos administradores distritais.

Sobre o ponto de situação da electrificação da província (Energia da Rede Nacional, Sistemas Fotovoltaicos e Combustíveis), consta que até a primeira semana de Abril corrente tinham sido efectuadas 3852 novas ligações, de um total de 11.500 previstas para o primeiro semestre deste ano.