Sociedade Saúde Mais de metade das camas para doentes com covid-19 estão ocupadas em...

Mais de metade das camas para doentes com covid-19 estão ocupadas em Maputo

Mais de metade das camas destinadas aos doentes com Covid-19 estão ocupadas na cidade de Maputo, o que coloca em teste a capacidade de resposta na Região Metropolitana de Maputo.

O Secretório do Estado na cidade de Maputo, Vicente Joaquim, defendeu, durante uma visita aos mercados e hospitais dos distritos municipais KaMavota e KaMubukwana, a necessidade de se intensificar a prevenção contra o vírus da Covid-19 nos locais de maior risco de contaminação pela doença.

Alertou que, das 521 camas existentes nos centros de internamento de pacientes com Covid-19 ao nível da cidade capital do país, 345 já estavam ocupadas.

“Todavia, o colapso do Sistema Nacional de Saúde não vai afectar somente aos médicos, por isso a preocupação deve ser de todos os moçambicanos”, lembrou.

A visita aos mercados Ferroviário, George Dimitrov e Grossista do Zimpeto tinha com o objectivo consciencializar os vendedores e utentes a observarem as medidas de contenção e prevenção para que os pontos de venda não sejam focos de disseminação do novo coronavírus.

Recomendado para si:  Abastecimento de água em Maputo, Matola e Boane será condicionado durante manutenção

“Estamos a reforçar a mensagem de prevenção, pois a situação da Covid-19 é preocupante. O número de óbitos e infectados estar a aumentar cada vez mais”, disse aos vendedores, aos quais ofereceu máscaras.

Aos médicos dos hospitais visitados, Vicente Joaquim encorajou para que continuem firmes na luta contra a pandemia.

Por sua vez, o vereador do distrito municipal KaMavota, Lomelino Matavele, indicou a necessidade de reforçar a campanha de sensibilização no mercado Ferroviário e Centro de Saúde 1 de Junho, onde ainda existem pessoas, embora em número reduzido, que ignoram as medidas recomendadas pelo chefe de Estado.