Internacional Africa Há consumo excessivo de drogas pela juventude em Guiné-Bissau

Há consumo excessivo de drogas pela juventude em Guiné-Bissau

As organizações não governamentais guineenses estão preocupadas com o aumento e prevalência de consumo de vários tipos de drogas no seio da juventude da Guiné-Bissau.

Há mais de uma década que a Guiné-Bissau é confrontada com o fenómeno de tráfico de drogas. Na sequência já foram apreendidas no país várias quantidades de estupefacientes, que alegadamente tinha como destino à Europa.

Mas pela primeira vez no país são revelados dados sobre o aumento de consumo drogas na sociedade guineense.
Os dados são da organização não-governamental Enda Santé que realizou, recentemente, um estudo sobre o consumo e dependência de droga, em Bissau, e nas regiões de Bafatá e Gabú, no leste do país.

Para o diretor Nacional da ONG, Mamadú Aliu Djaló, os resultados do inquérito revelam que o problema é mais grave nos jovens dos 18 a 35 anos de idade. “O estudo incidiu-se sobre as drogas pesadas e suscetíveis de serem injetadas. E constatou-se uma forte dependência que está acima dos 90% nas três regiões (Bissau, Bafatá e Gabú) onde o estudo foi realizado”, disse Djaló.

Recomendado para si:  Hamas propõe cessar-fogo de 60 dias aos EUA em troca da libertação de reféns

Para o diretor Nacional da ONG, Mamadú Aliu Djaló, os resultados do inquérito revelam que o problema é mais grave nos jovens dos 18 a 35 anos de idade.