Um total de 900 milhões de meticais são necessários para manutenção de rotina das estradas da província de Sofala, segundo revelou, na Beira, o delegado da Administração Nacional de Estradas (ANE), António Devesse.
Falando na primeira reunião de estrada deste ano, a fonte acrescentou que o Governo disponibilizou 348 milhões de meticais para manutenções de rotina, valor abaixo da metade do necessário para a manutenção da rede viária.
Devesse referiu que a manutenção de rotina é feita de forma sorteada para garantir a transitabilidade, reconhecendo não ser desejável para as condições que a rede tem.
De acordo com o delegado da ANE é necessário recursos, que neste momento, não estão disponíveis.
Fez saber ainda que estão a trabalhar no sentido de manter a transitabilidade na Estrada Nacional Número Um (EN1), revelando que todas as estradas classificadas serão intervencionadas.
Segundo ele, algumas estradas já estão em processo de manutenção como o caso de Inchope-Caia cujo empreiteiro terá um troço de 10 quilómetros para reabilitar.
Outro troço que já foi lançado o concurso para manutenção é do Rio Save-Inchope, onde o empreiteiro que for a ganhar a obra terá que fazer o tapamento de buracos e uma secção de 20 quilómetros para reabilitação.
“Vamos centrar neste tipo de actividades e melhorar a drenagem de águas pluviais, porque se não acontecer o financiamento para melhorar vai comprometer resultados esperados”, explicou no final do encontro dirigido pela secretária de Estado daquela província Stella Zeca.















