Dois mil jovens residentes no distrito de Vilankulo, em Inhambane, vão receber ainda este ano terrenos para a edificação das suas habitações, numa iniciativa do governo local.
A garantia foi dada ontem pelo administrador Edmundo Galiza Matos Júnior, que assegurou que já foi assinado um memorando de entendimento com o Fundo de Fomento para Habitação (FFH) para a materialização do programa.
O administrador disse que o projecto de provisão de talhões para jovens entre os 18 e 35 anos de idade será implementado em áreas de expansão no distrito.
“Numa primeira fase iremos avançar com a urbanização de Faiquete e Pambara”, destacou a fonte, explicando que serão elaborados nos próximos dias os termos e compromissos que detalham as condições para a obtenção do espaço.
Referiu que a iniciativa poderá facilitar o acesso à terra para habitação, com impacto directo na melhoria da vida dos beneficiários através da aproximação dos serviços básicos como acesso a água potável, energia, hospitais e outros.
“Ainda temos mais de 17 Planos de Ordenamento de Território e gostaríamos de contar com o apoio do Fundo de Fomento para Habitação”, acrescentou.
Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do FFH, Armindo Munguambe, manifestou sua vontade de ver esta parceria alargada noutros distritos e municípios.
“A sua implementação tem tudo para dar certo, na medida em que exige esforços e comprometimento dos dois lados”, garantiu.