A Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) em Viqueque, na ponta leste do país, deteve dois jovens, de 18 e 21 anos, identificados como responsáveis por queimar a bandeira portuguesa em protesto pela derrota da seleção frente à Bélgica.
Os jovens foram detidos depois de um vídeo, em que vê a bandeira a ser queimada, se ter tornado viral nas redes sociais, levando a uma investigação em todo o país para encontrar os presumíveis autores.
“A PNTL conseguiu confirmar que isto ocorreu em Viqueque e foram detidos dois jovens de 18 e 21 anos. Vão agora ser apresentados ao juiz para determinar eventuais medidas de coação”, disse à Lusa o comandante distrital da PNTL em Díli, Henrique da Costa.
No vídeo, que começou a circular pouco depois da derrota de Portugal contra a Bélgica, vê-se a bandeira portuguesa a ser queimada e ouvem-se vários jovens a dirigir insultos à seleção portuguesa e ao capitão, Cristiano Ronaldo, que conta um grande número de apoiantes entre população timorense.
Desde o começo do Euro2020, Timor-Leste viveu com grande intensidade todos os jogos da seleção portuguesa, apesar de vários decorrerem durante a madrugada no país, chegando a haver caravanas e celebrações nas ruas timorenses.