Sociedade Saúde FMF entregou 4.550 testes da Covid-19 aos clubes do Moçambola

FMF entregou 4.550 testes da Covid-19 aos clubes do Moçambola

A Federação Moçambicana de Futebol procedeu a entrega de 4.550 testes da Covid-19 aos clubes que disputam o Moçambola 2021 por forma a garantir um retorno seguro da competição. Para já, foram 1.500 entregues e, mais tarde, serão entregues os restantes. Os árbitros receberam 500 testes.

Foi um acto que constituiu um momento que deverá ficar para a história do futebol moçambicano. Até porque foi assim que foi classificado o momento de entrega dos testes rápidos de despiste da Covid-19 aos clubes, ontem (20), uma das promessas da Feizal Sidat para garantir retoma do campeonato nacional de futebol. Por isso mesmo, a entrega foi feita da Federação Moçambicana de Futebol, gestora do futebol nacional, para a Liga Moçambicana de Futebol, por ser gestora do Moçambola.

Numa primeira fase, são 4550 testes entregues aos clubes, a razão de 325 testes por cada um dos 14 clubes que disputam o Moçambola, o que vai garantir a testagem pelas próximas 12 a 15 semanas, segundo garantia de Feizal Sidat, presidente da FMF. “Vamos fazer a entrega dos restantes testes nos próximos dias, porque acreditamos que este lote vai dar para 12 a 15 jornadas.

O que esperamos é que haja uma boa conservação”, disse Sidat, para depois garantir que “vamos assegurar os testes do Moçambola até ao final da prova”.

Recomendado para si:  Segurança ferroviária em Moçambique gera preocupação pública

Aliás, Feizal Sidat deu a garantia de que a testagem aos intervenientes do Moçambola será feita com a supervisão do gabinete médico da FMF, com apoio do Instituto Nacional de Saúde, para assegurar que não haja problemas com os resultados, até porque o pessoal de gabinete médico dos clubes foi formado em matérias de manuseamento de testes e recolha de amostras.

E para um melhor cumprimento das normas a serem cumpridas pelos clubes, que através de um memorando de entendimento receberam apoio de testes, a Federação Moçambicana de Futebol elaborou um regulamento que “esperamos que seja cumprido na íntegra pelos clubes que vão disputar o Moçambola”.

Para além destes testes entregues aos clubes do Moçambola 2021, a Federação Moçambicana de Futebol tem a intenção de adquirir cerca de 7.000 testes, contando com outras categorias do futebol que são movimentadas pelo órgão gestor do futebol nacional.

“Estamos a adquirir 7.000 testes para todos os intervenientes dos clubes e selecções nacionais. Sabemos que o futebol não é só Moçambola. Temos selecções nacionais de várias categorias, temos pessoal da CNAF, da própria Federação Moçambicana de Futebol, da Liga Moçambicana de Futebol, de todos os intervenientes das várias categorias do futebol e queremos garantir que todos possam beneficiar-se destes testes”, disse o presidente da FMF.