Moçambique continua a registar uma redução em todos os indicadores da Covid-19, ao mesmo tempo que sobe a proporção de indivíduos recuperados da doença.
As autoridades sanitárias notificaram este mês 92 vítimas mortais, o que corresponde a 47.4 por cento dos óbitos registados em igual período de Fevereiro, quando foram declarados 194 mortes.
No período em análise, o número de internamentos baixou de 638 casos para e 321 e o de infectados de 13.975 para 5.590.
A Direcção Nacional de Saúde Pública refere que o quadro é encorajador e indica que a maioria das pessoas tende a cumprir as medidas mais recentes adoptadas pelo Governo para travar o ritmo de propagação que se registava desde Janeiro.
“Queremos, por isso, encorajar a todos a continuarem a observar as medidas de prevenção e combate à Covid-19. Só assim será efectivamente controlada e o país retomará sem restrições a vida sócio-económica”, apela.
Entretanto, ontem, as autoridades sanitárias anunciaram a morte de quatro pessoas e internamento de outras 10. As vítimas mortais são pacientes com idades entre 14 e 70 anos que se encontravam internadas nas unidades sanitárias da cidade de Maputo.
No mesmo período, os laboratórios diagnosticaram 255 novas infecções. Um comunicado do MISAU indica que todos os casos resultam de transmissão local e os infectados se encontram em isolamento domiciliar.
No mesmo período, 987 pessoas recuperaram da doença, o que eleva para 52.363 o cumulativo de pessoas que se viram livres da doença. Assim, o país passou a ter 12.348 casos activos, maioritariamente na cidade e província de Maputo.