A Seleção do Gana sagrou-se, no sábado (06), campeã africana de futebol de sub-20, com uma vitória sobre o Uganda, por 2-0.
O Gana conquistou o troféu, nesta categoria, pela quarta vez, depois o ter conseguido em 1993, 1999 e 2009.
O médio ofensivo, Daniel Afriyie, foi a figura do jogo ao apontar os dois golos aos 22 e 51 minutos, suficientes para “derrubarem” a estreante Uganda, que apesar do desaire, fez história na competição.
Aliás, os ugandeses mostraram no início do jogo que queriam mais do que chegar a final. Entraram no Estádio Olímpico de Nouackchott desinibidos e logo aos três minutos poderiam ter inaugurado o marcador, valeu a defesa do guarda-redes. Só aos 17 minutos, os ganeses, que entraram em campo um bocado ansiosos, rematar à baliza na marcação de um livre, no entanto sem grande perigo. Seria de bola parada, que o Gana iria causar perigo e chegar mesmo ao golo. Afriyie deu o caminho certo a bola, respondendo a um bom cruzamento na marcação de um canto.
O Uganda, que procurava chegar ao empate através de lances de contra-ataque, viu as suas esperanças de conquistar o troféu, ficarem mais longe, quando aos 51 minutos, Afriyie colocou a equipa ganesa a vencer por 2-0.
Este golo afectou muito a turma ugandesa, que deixou praticamente de lutar pelo “troféu”, com o adversário a gerir a vantagem a seu bel-prazer até ao apito final.

















