Politica Filipe Nyusi endereça condolências ao povo tanzaniano

Filipe Nyusi endereça condolências ao povo tanzaniano

O chefe do Estado Filipe Nyusi, endereçou ontem (18) condolências ao povo tanzaniano pela morte do Presidente John Magufuli, lembrando um líder defensor do pan-africanismo e comprometido com a transparência.

“O Presidente Magufuli foi um verdadeiro filho da Tanzânia e de África. Serviu de forma comprometida e com elevado espírito patriótico o seu país e o seu povo. Defensor de valores do pan-africanismo, contribuiu para integração regional e continental”, afirmou Filipe Nyusi, numa mensagem de condolências.

Na sua mensagem, Filipe Nyusi lembra “importantes entendimentos” que alcançou com John Magufuli no domínio da segurança para a região fronteiriça entre Moçambique e a Tanzânia, uma área que tem sido palco de ataques armados protagonizados por grupos classificados como terroristas.

Cabo Delgado, uma das duas províncias moçambicanas que fazem fronteira com a Tanzânia, está sob ataque desde outubro de 2017 e a violência está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 670 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos.

Em novembro, Moçambique e Tanzânia assinaram um acordo para troca de informações sobre as incursões de grupos armados naquela região.

Recomendado para si:  MDM apela a reforço da justiça para combater corrupção em Moçambique

“Nós, em Moçambique, sentimos a dor dos nossos irmãos tanzanianos, com os quais choramos preces e pensamentos pela perda irreparável do nosso irmão”, frisou o chefe de Estado moçambicano, acrescentando que espera que, na liderança da vice-presidente da Tanzânia, os dois países continuem a cooperar.