Desporto Outra vez Cairo

Outra vez Cairo

Ferroviário de Maputo defende, de 12 a 20 de Março, no Cairo, Egipto, o título de campeão africano de basquetebol em seniores femininos. A prova não se realizou, ano passado, devido aos casos da Covid-19.

Cairo Indoor Stadium, Egipto, voltará a ser talismã para o Ferroviário de Maputo? É, pois, a questão que “assalta” a mente dos amantes da modalidade da bola ao cesto, quando falta pouco menos de um mês para a realização da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos.

É que, onde precisamente a 14 de Dezembro de 2019 o Ferroviário de Maputo, então conduzido pelo matreiro Carlos Ibrahimo Aik, conquistou o segundo anel consecutivo em África, Moçambique procura açambarcar o seu oitavo título na prova continental de clubes.

Mas os números, com requintes de recorde, não se ficam por aí. Nasir “Nelito” Salé, o novo comandante da nau, persegue o seu quarto título na prova continental de clubes, depois de ter alcançado este feito ao serviço do Desportivo Maputo, em 2007, na capital do país, 2008, em Nairobi, Quénia; e extinta Liga Desportiva, em 2012, Abidjan, Costa do Marfim.

Recomendado para si:  Sporting empata com FC Porto nos últimos instantes da partida

Blindada, quiçá para se evitar o contágio da equipa pela Covid-19, as bicampeãs africanas traçam no pavilhão do Desportivo Maputo, onde Nelito e várias atletas ora no Ferroviário de Maputo deram os primeiros passos para colocar Africa a seus pés, traça-se a estratégia para se voltar a campear.

É com um conjunto constituído por atletas experientes como Odélia Eusébio Mafanela, melhor ressaltadora da edição 2019; Ingvild Mucauro; MVP, Deolinda Gimo, Anabela Cossa, Dulce Mabjaia, Onélia Mutombene, Amélia Massingue e novos valores como Stefânia “Formiga” Chiziane que o Ferroviário de Maputo quer atacar o “tri”.

Destaques da semana