As principais agências de segurança dos Estados Unidos da América apontaram ontem (05), a Rússia como a responsável pelos ataques informáticos em larga escala contra vários departamentos da administração norte-americana, apontando para um objetivo de “espionagem”.
Segundo a agência AP, esta declaração, expressa em comunicado, representou a primeira tentativa formal do Governo norte-americano de atribuir responsabilidades à Rússia por estes ataques informáticos.
Anteriormente, as autoridades norte-americanas, nomeadamente o procurador-geral William Barr e o secretário de Estado Mike Pompeo tinham responsabilizado a Rússia por estes ataques.
Contudo, há cerca de um mês o presidente demissionário dos EUA, Donald Trump, tinha sugerido que o ataque informático poderia ser responsabilidade da China.
Entretanto, a Embaixada da Rússia nos Estados Unidos já garantiu que “a Rússia não realiza operações ofensivas no ciberespaço”.
Este ataque informático contra vários departamentos da administração norte-americana prolongou-se durante vários meses antes de ser descoberto pelo grupo de segurança informático – FireEye – que também foi alvo de intrusão, em dezembro.