Internacional Africa Terceiro embate entre Akufo-Addo e John Mahama pela Presidência no Gana

Terceiro embate entre Akufo-Addo e John Mahama pela Presidência no Gana

Cerca de 17 milhões de eleitores no Gana preparam-se para votar pela terceira entre dois políticos que lutam pela liderança do país. Nesta segunda-feira, 7, Nana Akufo-Addo, do Novo Partido Patriótico (NPP), que procura um segundo mandato, e o seu antecessor John Mahama, do Congresso Nacional Democrático (NDC), medirão forças, mais uma vez, depois de terem feito o mesmo em 2012 e 2016.

Até agora, as pesquisas de intenção de voto apontam para uma ligeira vantagem de Akufo-Addo, no poder.

A nível do Parlamento, as sondagens indicam uma erosão na maioria do NPP.

Além de Akufo-Addo e Mahama, há mais11 candidatos, entre eles três mulheres.

Principal produtor mundial de ouro e apontado como exemplo de democracia na África Ocidental, o Gana regista um alto nível de desemprego, os cidadãos queixam-se da falta de infraestruturas e de estradas deficientes, e a deficiente educação e saúde são temas que concentram a atenção dos eleitores.

Apesar da riqueza do país, há grandes regiões que vivem em extrema pobreza, sem água potável ou electricidade, principalmente no norte.

Recomendado para si:  Médicos Sem Fronteiras anunciam fim das operações em Gaza no final do mês

Em 2019, um inquérito do Afrobarómetro indicava que 53% dos cidadãos acreditavam que o nível de corrupção aumentou no país, um facto negativo para Akufo-Addo, enquanto Mahama tem contra ele os escândalos de corrupção, que contribuíram para que não conseguisse um segundo mandato em 2016.

Nota interessante é que, pela primeira vez, uma mulher concorre ao cargo de vice-presidente, precisamente ao lado de Mahama, a antiga ministra da Educação, Jane Naana Opoku-Agyemang.

Refira-se que o país tem uma tradição democrática forte sem qualquer violência pós-eleitoral.

Destaques da semana