Internacional Portugal prevê destacar cerca de 1400 militares no estrangeiro em 2021

Portugal prevê destacar cerca de 1400 militares no estrangeiro em 2021

O ministro da Defesa Nacional anunciou na quarta-feira (16), que Portugal prevê empenhar um efetivo de 1435 militares nas Forças Nacionais Destacadas no estrangeiro em 2021, durante a última audição parlamentar do ano pela Comissão de Defesa.

Assim, face ao efetivo de 1738 militares empenhados em 22 missões da NATO, União Europeia, Nações Unidas ou bilaterais previsto para 2020, em verifica-se um decréscimo de 303 elementos em 2021, ou seja, menos cerca de 18%.

Além dos meios humanos, a Defesa Nacional previu empregar no estrangeiro em 2020 cinco navios, sete aeronaves e 66 veículos, segundo o documento oficial do Estado-Maior General das Forças Armadas.

A propósito das missões internacionais, o deputado socialista Diogo Leão questionou João Gomes Cravinho sobre a anunciada disponibilidade das Forças Armadas portuguesas para prestarem apoio a Moçambique no combate ao terrorismo na região de Cabo Delgado.

Recomendado para si:  Israel começa retirada de tropas de áreas urbanas de Gaza