Internacional Africa João Lourenço ‘vende’ potencial angolano além do petróleo nos EUA

João Lourenço ‘vende’ potencial angolano além do petróleo nos EUA

O Presidente de Angola, João Lourenço, salientou aos membros do Conselho Consultivo do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) que o país não é só fonte de petróleo e que há abundantes oportunidades empresariais noutras áreas.

“Decorre em Angola um processo de mudanças profundas da realidade que o país viveu nas últimas quatro décadas, havendo hoje uma nova visão com a definição de outras prioridades em matéria de desenvolvimento”, disse João Lourenço, no discurso em formato virtual ao Conselho Consultivo do Presidente dos EUA sobre negócios em África.

O chefe de Estado angolano realçou, entre as outras prioridades de desenvolvimento, “o setor da agricultura, o da tecnologia e o do ensino superior, dos transportes e infraestruturas, da saúde, da indústria farmacêutica, da banca e seguros, e outras mais” que poderão ser do interesse dos EUA.

De acordo com um comunicado emitido pela presidência angolana, João Lourenço vincou que “o interesse em investir quase que exclusivamente nos hidrocarbonetos deve ser corrigido, tendo em conta as enormes potencialidades que a economia angolana oferece”, destacando as principais reformas económicas lançadas nos últimos anos e o enfoque no combate à corrupção.

Recomendado para si:  Guterres apela à libertação de reféns e ao fim imediato da guerra em Gaza

“Estamos a conduzir em Angola um processo de correção das más práticas de governação e de gestão da coisa pública, com o apoio de importantes instituições de países amigos, das quais realço o do Departamento do Tesouro, que tem vindo a proporcionar assistência técnica à nossa Unidade de Informação Financeira”, afirmou o governante.