Foi o próprio filho do Presidente norte-americano Joe Biden quem anunciou que os seus impostos estão a ser investigados pelas autoridades do país. Investigação foi iniciada há vários meses mas terá sido retomada entretanto.
Hunter Biden, filho do Presidente norte-americano Joe Biden, anunciou esta quarta-feira que os seus impostos estão a ser investigados. A informação ter-lhe-á sido transmitida pelas autoridades federais do estado de Delaware.
Em comunicado citado por vários meios de comunicação norte-americanos, Hunter Biden diz ter sido informado na terça-feira, pelos seus advogados, de que os seus impostos estão a ser investigados. “Encaro isto de forma séria mas estou confiante de que uma análise objetiva e profissional irá concluir que tratei dos meus assuntos de forma adequada e legal”, refere o filho de Biden na nota citada.
Segundo a CNN, que falou com uma fonte próxima, a investigação incide sobre vários assuntos financeiros e tem como objetivo, entre outros, perceber se Hunter Biden e seus associados violaram determinadas leis fiscais em negócios com diferentes países, sobretudo a China.
Ainda de acordo com o canal norte-americano, a investigação teve início em 2018, mas esteve parada nos últimos meses devido às eleições presidenciais e à existência de regras específicas para períodos eleitorais.
A equipa de transição de Biden e da vice-presidente eleita, Kamala Harris, já se pronunciou sobre o assunto, referindo, em comunicado, que o Presidente eleito “está muito orgulhoso do seu filho, que ultrapassou grandes desafios, incluindo os ataques pessoais de que tem sido alvo nos últimos meses”.