Internacional Morreu David Prowse, o Darth Vader, de Star Wars

Morreu David Prowse, o Darth Vader, de Star Wars

Dave Prowse, o ator britânico por trás da máscara negra ameaçadora do vilão de Star Wars (Guerra das Estrelas) Darth Vader, morreu, neste domingo, 29, disse o seu agente Thomas Bowington.

“É com grande tristeza que anunciamos que o nosso cliente Dave Prowse … faleceu ontem de manhã aos 85 anos”, escreveu Bowington no Facebook.

Bowington acrescentou que a morte de Prowse foi “uma dolorosa perda para nós e milhões de fãs em todo o mundo”.

Prowse, ex-halterofilista, chamou a atenção do produtor e realizador George Lucas após uma breve participação em Laranja Mecânica, filme de Stanley Kubrick de 1971, no qual fez papel de guarda-costas.

A estatura imponente de Prowse, com quase dois metros de altura, garantiu-lhe o papel de antagonista instantaneamente reconhecível na trilogia Star Wars.

Mas enquanto ele vestia a armadura e capa pretas brilhantes, o forte sotaque inglês de Bristol fez com que os cineastas se voltassem para James Earl Jones em busca da voz arrepiante que surgiria por trás da máscara.

Recomendado para si:  Sudão: Bombardeamento em maternidade provoca oito mortos no Darfur

Prowse, no entanto, permaneceu ligado ao personagem, dizendo à AFP, em 2013, que ele era “o maior vilão do cinema de todos os tempos”.