Nacional Pelo menos oito mortos e 12 feridos em tumultos numa prisão afegã

Pelo menos oito mortos e 12 feridos em tumultos numa prisão afegã

Pelo menos oito reclusos morreram e 12 ficaram feridos na sequência de tumultos numa prisão na província de Herat, no Afeganistão, informaram hoje as autoridades provinciais.

Os tumultos começaram na quarta-feira (28), à noite na prisão da cidade de Herat, segundo Mohammad Rafiq Shirzai, porta-voz do departamento de saúde da província.

O porta-voz adiantou que morreram oito presos e outros 12 – oito reclusos e quatro guardas prisionais — ficaram feridos nos tumultos que ocorreram naquele estabelecimento.

O estabelecimento prisional abriga cerca de 2.000 presos.

“A rebelião começou depois de os guardas começarem a limpar algumas divisórias criadas por prisioneiros no chamado Bloco 5 da prisão”, disse Jelani Farhad, porta-voz do governador da província.

A polícia tentou recolher “itens desnecessários que estavam na posse dos presos, tendo os reclusos resistido”, disse.

“Uma das oito vítimas mortais tinha ferimentos a bala”, disse Shirzai, acrescentando que o incidente está a ser investigado.

De acordo com um oficial provincial, que falou sob anonimato, os presos incendiaram um bloco da prisão, facto que não foi confirmado pelas autoridades da província.

As prisões afegãs estão muito degradadas e ocasionalmente ocorrem tumultos porque os presos procuram melhores condições nas instalações sobrelotadas.

A maior prisão do país, Pul-e-Charkhi, nos arredores de Cabul, foi construída na década de 1970 para abrigar 5.000 prisioneiros, mas agora abriga 10.500. Um motim em maio de 2019 causou quatro mortos e feriu dezenas, incluindo policiais.