Internacional Responsável da OMS defende fim de subsídios a combustíveis fósseis em nome...

Responsável da OMS defende fim de subsídios a combustíveis fósseis em nome da saúde

A diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu na quinta-feira 17, que se pare de subsidiar os combustíveis fósseis, apontando que o seu uso tem consequências mortais.

“Deixem de pagar 400 mil milhões em subsídios aos combustíveis fósseis e comecem a investir esse dinheiro em coisas que não nos matem”, defendeu a médica espanhola María Neira na sua intervenção na cimeira climática “Austrian World Summit”, organizada pelo ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger.

María Neira apontou que era uma questão de tempo até uma doença altamente infecciosa como a covid-19 passar dos animais selvagens para os seres humanos por causa da destruição a ritmo acelerado de ecossistemas e da biodiversidade.

“A maior parte das doenças infecciosas provem de animais selvagens, foi o caso de 60% dos agentes infecciosos de epidemias anteriores, como o ébola ou o zika”, indicou.

Junta-se à “relação destrutiva” dos humanos com o seu ambiente condições que favorecem a transmissão de vírus, destacou, referindo que “cidades muito contaminadas, com alta densidade populacional” são “condições perfeitas” para tornar as pessoas vulneráveis às doenças.

Recomendado para si:  Mais de 42.000 feridos em Gaza precisarão de reabilitação prolongada

María Neira recomendou numa mensagem em vídeo que se mude a relação das sociedades com a natureza para que seja menos destrutiva e a aposta em garantir aos cidadãos serviços básicos como água limpa e saneamento e acesso a energias renováveis.