Politica Governo distancia-se de alegadas violação de direitos humanos

Governo distancia-se de alegadas violação de direitos humanos

O governo distancia-se dos alegados casos de violação de direitos humanos, protagonizados por Forças de Defesa e Segurança (FDS), no teatro de operações de Cabo Delgado.

 Em declarações à imprensa no final da sessão ordinária do Conselho de Ministros, na terça-feira 15, o Ministro do Interior, Amade Miquidade fez saber que os terroristas envergam fardamento idêntico ao das Forças de Defesa e Segurança para realizar a sua propaganda contra o estado moçambicano.

“ Temos estado a registar nos últimos tempos imagens  e vídeos de acções atrozes brutais contra cidadãos. Queremos aqui aclarar que os terroristas envergam fardamento uniforme idêntico ao que usam as Forças de Defesa e Segurança. O que os identifica entre eles, é que nas suas incursões colocam sinais para que entre eles se conheçam”, disse o ministro do Interior, Amade Miquidade reagindo a um vídeo que mostra um grupo de indivíduos trajando uniforme militar, a executar a tiros uma cidadã completamente nua, depois de ter sido violentamente espancada.

O Ministro do Interior fez saber que decorre um processo investigativo que visa identificar o núcleo de preparação dos vídeos postos a circular dando conta da violação de cidadãos moçambicanos, em Cabo Delgado

Entretanto, as Forças de Defesa e Segurança reiteram a sua determinação na defesa da integridade territorial, da soberania, da unidade nacional, da liberdade do cidadão e segurança dos meios de desenvolvimento da Nação, bem como a sua lealdade ao seu Comandante-em-Chefe, Filipe Nyusi.