O famoso traficante de droga mexicano Joaquin ‘El Chapo’ Guzman apelou na sexta-feira 04, contra a condenação no ano passado a prisão perpétua nos Estados Unidos, disseram os seus advogados.
A petição de 245 páginas foi apresentada a um tribunal de recurso de Nova Iorque, onde o processo “pode durar entre dois e cinco anos”, disse à agência France-Presse a advogada de ‘El Chapo’ Mariel Coron Miro.
A advogada reforçou que o primeiro julgamento deveria ser anulado porque um dos jurados disse mais tarde aos meios de comunicação social que ele e vários dos seus colegas tinham, enquanto estavam sentados, consultado informações sobre o caso na imprensa e nas redes sociais, o que lhes era proibido fazer.
A advogado afirma também que o isolamento total a que ‘El Chapo’ tem sido sujeito desde a sua extradição para os Estados Unidos em janeiro de 2017 impediu-o de preparar devidamente a sua defesa.
Cofundador do cartel de Sinaloa, ‘El Chapo’ foi considerado na altura como o traficante de droga mais poderoso do mundo.
Foi condenado em julho de 2019 a prisão perpétua por transportar pelo menos 1.200 toneladas de cocaína para os Estados Unidos ao longo de um quarto de século.
Desde a sua condenação, ‘El Chapo’ está detido numa prisão de alta segurança no Colorado.