São Paulo foi ontem (14) domingo palco, uma vez mais, de manifestações contra o racismo e a favor da democracia. A capital do estado brasileiro com o maior número de mortes no quadro da Covid-19, teve milhares de pessoas na rua, tendo no alvo sobretudo o governo de Jair Bolsonaro.
A larga maioria de manifestantes usou máscara, como recomendam as regras anticoronavirus, mas não houve grande respeito pelo distanciamento social pedido repetidamente pelos organizadores do protesto.
Este foi o terceiro domingo de manifestações pró-democracia em São Paulo, desta vez organizado pelos grupos de apoio dos principais clubes de futebol paulistas e com menor participação.
Houve também, uma vez mais, uma contra-manifestação de apoio ao Presidente, mas bem mais pequena e desta vez sem registo de confrontos.
Manifestações à parte, o estado de São Paulo soma quase 180 mil casos de confirmados de Covid-19. Um dos mais recentes é o próprio prefeito paulista, Bruno Covas.
No geral, de acordo com um consórcio de imprensa, o Brasil soma mais de 850 mil infeções confirmadas, incluindo cerca de 43 mil mortes, das quais mais de 10.600 só em São Paulo.