Sociedade Ex-guerrilheiros da Renamo devem beneficiar de iniciativas de desenvolvimento, diz o IMD

Ex-guerrilheiros da Renamo devem beneficiar de iniciativas de desenvolvimento, diz o IMD

A sustentabilidade da paz em Moçambique depende da inclusão de ex-guerrilheiros da Renamo no desenvolvimento local, diz o Instituto para Democracia Multipartidária (IMD).

A posição desta organização é apresentada na sequência do reinício do processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração (DDR) dos guerrilheiros da Resistência Nacional Mocambicana (RENAMO), simbolizada por uma recente entrega de armas, em Sofala.

O IMD defende a criação de iniciativas de desenvolvimento inclusivas nas zonas nas zonas afectadas pelo conflito e nas que irão receber os antigos guerrilheiros, de modo a garantir que os benefícios da paz sejam abrangentes e todos se sintam parte do processo.

Por outro lado, diz o IMD, “é necessário que se faça um mapeamento das zonas de destino dos ex-guerrilheiros e que se reforce o papel das lideranças locais na indução e sensibilização dos guerrilheiros e das comunidades, de modo a promover-se uma convivência pacífica”.

Para o IMD é importante que os guerrilheiros recebam informação sobre “os mecanismos formais de reivindicação dos seus direitos na sua vida civil no contexto de Estado de Direito Democrático”.

Recomendado para si:  Circulação rodoviária restabelecida entre Sul e Norte, mas apenas para veículos ligeiros

Nesse processo deverão ser envolvidos, na óptica do IMD, os partidos políticos, organizações da sociedade civil, organizações religiosas, entidades públicas e privadas.

Consta que o DDR deve abranger, pelo menos, cinco mil ex-guerrilheiros da Renamo.

A organização elogia o papel do presidente Filipe Nyusi e do líder da Renamo, Ossufo Mamade, mas adverte que não devem permitir que situações adversas como a Covid-19 abrandem mais “o ritmo de implementação do DDR”, o que teria impacto logístico nos centros de acantonamento.

Outra chamada de atenção é relativa à ameaça que a Junta Militar da Renamo representa para o processo.

“O sucesso deste processo vai requerer uma união de esforços para uma resolução holística e de forma inclusiva às ameaças ao processo de DDR e paz levados a cabo pela Junta Militar da Renamo, ” diz o IMD.

Destaques da semana