Sociedade Aly Sicola exonerado do cargo de PCA da EDM

Aly Sicola exonerado do cargo de PCA da EDM

O Governo decidiu exonerar o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Electricidade de Moçambique (EDM), Aly Sicola, após ocupar o cargo durante um ano e meio e no seu lugar nomeou Marcelino Gildo Alberto. Com a troca, o Governo pretende imprimir uma nova dinâmica na empresa.

A mudança na gestão da empresa é feita poucos dias após o incidente que deixou a região sul do país às escuras como forma de se salvar a vida de um cidadão pendurado em um dos postes de transmissão de energia de alta tensão.

Trata-se de uma decisão explicada pelo Executivo nos seguintes termos: “Não é comum que se tragam essas abordagens sobre os motivos, o que posso adiantar é que a administração pública funciona desta forma, somos todos chamados a dar a nossa contribuição quando se entenda imprimir uma nova dinâmica ou colocar pessoas que compreendam os processos eventualmente mais importantes num certo momento”.

O novo PCA da EDM era até a sua nomeação assessor do Presidente do Conselho de Administração da EDMl em matérias estratégicas e transversais. Era coordenador da elaboração da Estratégia da EDM 2018-2028 e coordenador da Elaboração do Plano de Negócios 2020-2024, funções que exercia desde 2018.

Marcelino Gildo Alberto, pós-graduado em Gestão de Empresas, foi ainda director Interino do Projecto da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa e Membro do Conselho de Administração da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa.

Recomendado para si:  Trabalhadores e clientes da Kawena em Xai-Xai exigem pagamentos após fecho da empresa

Sua nomeação acontece um dia após Carlos Yum, administrador da EDM ter sido nomeado director do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa.

Ainda na sessão do Conselho de Ministros desta quarta-feira, o Governo decidiu rever o decreto sobre as remunerações do pessoal das Forças de Defesa e Segurança, como forma de valorizar o seu desempenho, numa altura em que o país enfrenta conflitos militares nas regiões centro e norte.

“O decreto estabelece um suplemento de empenhamento, rotatividade, quando no teatro operacional, aos militares que revelam, espírito combativo, entrega abnegada e bravura”, avançou o porta-voz do Conselho de Ministros.
O Governo também apreciou e aprovou o decreto que sobre o licenciamento dos Laboratórios de Engenharia Civil e de Materiais de Construção.

“O regulamento visa estabelecer o regime jurídico do licenciamento do laboratório de engenheira civil e de materiais de construção, bem como as condições e procedimentos aplicáveis para o exercício, modificação, suspensão ou extinção da actividade”, referiu ainda o porta-voz do Governo.

Na sessão, o Governo determinou ainda a realização de Funeral Oficial para o Major-General Pedro Juma, veterano da Luta de Libertação Nacional.