Internacional Adiada primeira audiência de Derek Chauvin

Adiada primeira audiência de Derek Chauvin

Foi adiada a primeira audiência em tribunal do polícia acusado da morte de George Floyd. Ao que tudo indica, Derek Chauvin será agora ouvido no dia 8 de Junho.

São-lhe imputados dois crimes: homicídio involuntário e homicídio em terceiro grau. Nuns Estados Unidos em tumulto, muitos activistas exigem a acusação de homicídio voluntário, que implica a noção das consequências do ato praticado.

O jornalista Ray Suarez explica que Chauvin “foi acusado de homicídio em terceiro grau, ou seja, não houve intenção de matar, mas sim indiferença pela vida humana, o que juridicamente traduz uma conduta alheada do bem-estar da pessoa retida, o que neste caso resultou na morte. É, de certa forma, menos grave do que a acusação de homicídio que expressa ter havido a intenção de matar. E as multidões nas ruas não estão nada contentes com isso”.

Foi um vídeo gravado por uma jovem de 17 anos que mostrou ao mundo a lenta agonia de Floyd, ao longo de nove minutos, manietado com um joelho no pescoço por Chauvin.

Recomendado para si:  Deslizamentos de terra na Índia causam mais de 20 mortes

As imagens foram publicadas no Facebook, cujo fundador, Mark Zuckerberg, anunciou entretanto que vai dar 10 milhões de dólares a movimentos antirracismo. Isto numa altura em que enfrenta ele próprio críticas por permitir comentários considerados incendiários na rede social por parte do presidente americano.