Politica Moatize tornou-se a Cidade onde mais o Governo cortou fundos

Moatize tornou-se a Cidade onde mais o Governo cortou fundos

“Havendo necessidade de adequar a categoria da Vila de Moatize ao seu actual estágio de desenvolvimento económico” o Governo de Filipe Nyusi elevou-a à categoria de Cidade, paradoxalmente o mesmo Executivo retirou 4,6 milhões de fundos da mais nova urbe da Província de Tete.

No passado dia 25 de Fevereiro o Conselho de Ministros decidiu elevar à categoria de Cidade a Vila de Moatize para adequar “ao seu actual estágio de desenvolvimento económico, social e cultural e ao número de habitantes”, contudo no Orçamento de Estado essa desenvolvimento não foi traduzido em mais fundos.

O @Verdade apurou na rubrica de “Despesas gerais de funcionamento” o montante passou de 18,6 milhões de meticais, em 2019, para 21,9 milhões em 2020 contudo o “Investimento de Iniciativa Autárquica” reduziu de 18,9 milhões para 10,9 milhões de meticais.

Um contrassenso tendo em conta que a fórmula para o cálculo do montante de Investimento de Iniciativa Autárquica é baseado no tamanho da população e na área territorial, portanto se Moatize se crescimento do número de habitantes foi determinante para transformar a vila em cidade aparentemente não foi relevante para o Orçamento de Estado.