Sociedade Moçambique rejeita entrada de grupo do Zimbabué que passou pela África do...

Moçambique rejeita entrada de grupo do Zimbabué que passou pela África do Sul

As autoridades moçambicanas impediram ontem (18) a entrada de 10 zimbabueanos na fronteira de Machipanda, Centro do país, por terem violado a quarentena que deviam respeitar, disse à Lusa fonte oficial.

O grupo tentou atravessar a principal fronteira terrestre entre Moçambique e o Zimbabué, depois de ter estado em regiões com casos confirmados de novo coronavírus na África do Sul nos últimos 10 dias.

“Sendo zimbabueanos e como não cumpriram com o tempo de quarentena, foram devolvidos” disse Jorge Machava, porta-voz dos serviços de migração em Manica, sustentando que a medida surge no âmbito de ações de resposta contra a pandemia de Covid-19.

A entrada foi negada após o processo de rastreio do novo coronavírus, que inclui a verificação do movimento migratório de estrangeiros nos últimos 14 dias, num posto de saúde improvisado numa tenda, junto ao posto de fronteira.

“Foram devolvidos para cumprir os 14 dias e só depois podem entrar em Moçambique”, acrescentou.

As autoridades migratórias, prosseguiu, reforçaram as medidas de controlo migratório depois de ter sido registado o segundo caso de coronavírus no Zimbabué.

No posto fronteiriço de Machipanda passam, em média, 1.500 pessoas por dia.

A travessia fica situada na província de Manica onde continuam em quarentena dois brasileiros, sendo que outros dois chineses já cumpriram o período de isolamento sem sintomas do novo coronavírus.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 já infectou mais de 194 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 7.800 morreram.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais 67 mil infectados e pelo menos 2.684 mortos.

O Ministério da Saúde da África do Sul anunciou hoje 31 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, em menos de 24 horas, elevando para 116 o total de casos positivos no país.