Sociedade Saúde Já há 50 casos de coronavirus em Moçambique, afirma jornal

Já há 50 casos de coronavirus em Moçambique, afirma jornal

Haveria pelo menos 50 pessoas com resultado positivo para COVID-19

Já existem casos de Coronavírus testados positivo em Moçambique. De entre os vários casos suspeitos e levados ao laboratório do Instituto Nacional de Saúde (INS), sito na vila de Marracuene, província de Maputo, perto de cinco dezenas deram resultado positivo, informou o jornal local Canal de Moçambique citando fonte médica sénior.

Ainda segundo o jornal, os cerca de 50 casos confirmados referem-se a todo o País, sendo que mais de metade dos mesmos são de pessoas ou baseadas em Maputo ou obrigadas a fazer o teste depois que desconfiadas em função de temperaturas de corpo extremamente elevadas, sobretudo na fronteira de Ressano Garcia, a maior do país e a única terrestre ligando Moçambique e África do Sul que não foi encerrada pelas autoridades daquele país vizinho.
“Da referida fonte o CanalMoz apurou que todos os que deram positivo na região de grande Maputo (Maputo cidade, Matola, Marracuene e Boane) estão neste momento internados numa unidade sanitária pública preparada para o efeito, algures na cidade da Matola (no epicentro da urbe), cujo endereço e denominação específica preferimos omitir por enquanto.”

Recomendado para si:  Moçambique recebe 100 mil doses de vacina da OMSA para reforçar combate à raiva

A nota conclui informando que os que estão confirmados como padecendo de COVID-19 são todos abaixo dos 50 anos. Além de moçambicanos, há sul-africanos em número que não conseguimos apurar. Dos que estão internados há indivíduos testados positivos que inicialmente fugiram das autoridades, tendo sido a posterior localizados e levados à força, à acima referida unidade sanitária.

Informação desmentida

O Ministério da Saúde, através do Hospital Central de Maputo, emitiu uma nota desmentindo os boatos e reafirmando que não existem casos confirmados do COVID-19 em Moçambique, a nota reprodução da nota completa pode ser vista à baixo.

Mined desmente existência de casos de coronavirus em Moçambique