O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) anunciou a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros), localmente fortes (mais de 50 milímetros), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Maputo e Gaza.

O INAM aponta como áreas de risco os distritos de Matutuíne, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Manhiça, Magude e cidades de Maputo e Matola (província de Maputo).

Em Gaza, o alerta abrange, sobretudo, os distritos de Guijá, Chókwé, Massingir, Mapai, Mabalane, Chicualacuala, Bilene, Limpopo, Chongoene e cidade de Xai-Xai.

A instituição recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança, face ao risco associado as chuvas, trovoadas e ventos com rajadas.

Por conta destas previsões, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) avisa que nas próximas 48 horas podem ocorrer inundações nas cidades de Maputo e Matola.

Em Maputo, os bairros abrangidos são: 25 de Junho “A”, Acordos de Lusaka, Luís Cabal, Chamanculo “B” e “C”, Xipamanine, Aeroporto “A” e “B”, Munhuana, Mafalala, Urbanização, Costa do Sol, Magoanine e Muntanhana.

Na Matola, a DNGRH apela à tomada de medidas de precaução nos bairros da Machava “A”, Matola Gare, Ndlavela, São Damanso, Unidade “D”, Infulene, Singatela, Tsalala, Trevo, Patrice Lumumba, Matola “A”, “D”, “J” e “C”, Fomento, Liberdade e Nkobe.

A entidade explica ainda que, além de haver erosão, as bacias de Maputo, Umbeluzi, Incomati, Limpopo, Búzi e Púnguè podem registar aumento de volumes de escoamento de água.