Início Desporto David Villa anuncia fim da carreira aos 37 anos

David Villa anuncia fim da carreira aos 37 anos

David Villa, recordista de golos marcados pela selecção espanhola, anunciou ontem, o fim da carreira, aos 37 anos, durante a qual conquistou o Campeonato do Mundo, da Europa, Liga dos Campeões e Mundial de clubes.

David Villa, que se encontra ao serviço dos japoneses do Vissel Kobe, irá realizar o último jogo em 07 de Dezembro e colocar fim a uma carreira que o levou a representar oito clubes, entre os quais FC Barcelona, Atlético de Madrid e Valência, em quatro países, de quatro continentes.

“Quando acabar a presente temporada [no Japão], vou deixar a prática do futebol profissional e reformar-me”, disse, em conferência de imprensa, David Villa, considerando ser este o momento para deixar o futebol, antes que o futebol o deixe a ele.

O avançado espanhol, que irá abraçar um novo projecto no meio futebolístico, referiu que a decisão de encerrar a carreira de jogador foi “pensada e ponderada há muito tempo” e tomada na esfera familiar e com as pessoas mais próximas.

“Quero retirar-me do futebol, não ser obrigado a fazê-lo”, acrescentou o futebolista, que marcou 59 golos pela selecção espanhola, o que o torna no máximo goleador da ‘la roja’.

David Villa, que passou quatro anos nos New York City FC (2014-2018), irá investir no Queensboro FC, um clube com sede em Queens, em Nova Iorque, que disputa o equivalente à segunda divisão dos Estados Unidos.

“Apesar de não estar em campo, continuarei a envolver-me no futebol de outra maneira e a contribuir para o mundo do futebol”, afirmou.

O avançado espanhol participou em três Mundiais e ajudou a ‘la roja’ a chegar ao título em 2010, dois anos após a conquista do Europeu2008. Ausente, por lesão, do Europeu2012, falhou a renovação do título pela Espanha.

Ao nível de clubes, a carreira também é excepcional, tendo marcado na final da Liga dos Campeões, que conquistou pelo FC Barcelona, frente ao Manchester United (3-1).

Duas vezes com o FC Barcelona (2010/11 e 2012/13) e uma vez na sua única temporada no Atlético de Madrid (2013/14), David Villa conquistou o título espanhol, antes de se transferir para os New York City e disputar o campeonato de futebol dos Estados Unidos.

Bancada