Internacional Manifestantes bloquearam estradas perto do aeroporto de Hong Kong

Manifestantes bloquearam estradas perto do aeroporto de Hong Kong

Manifestantes antigovernamentais usaram barricadas de fogo para bloquearem estradas perto do aeroporto de Hong Kong e danificaram uma estação de comboios, na sequência de uma noite de violência e confrontos com a polícia.

O comboio expresso e alguns serviços de autocarro na linha da ilha de Chek Lap Kok foram suspensos. Alguns passageiros caminharam até ao aeroporto, um dos mais movimentados da Ásia, carregando a bagagem.

Hong Kong tem sido palco de tensos protestos contra o governo há quase três meses. As manifestações começaram em resposta à proposta de lei da extradição (para a China) e expandiram-se a outras exigências por mais democracia e resignação da líder do território semi-autónomo.

Os manifestantes são um embaraço para o Partido Comunista da China, que governa o país, perante as celebrações de 01 de Outubro que assinalam os seus 70 anos no poder.

Os manifestantes acusam Pequim e a chefe do governo de Hong Kong, Carrie Lam, de estarem a destruir a autonomia as liberdades civis prometidas quando a ex-colónia britânica foi devolvida à China em 1997.

Pelo menos 40 pessoas foram detidas em Hong Kong na sequência de protestos não autorizados, durante os quais 31 pessoas ficaram feridas, cinco em estado grave, informaram as autoridades.

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

Ao final da noite de sábado e início da madrugada de domingo registaram-se violentos confrontos entre a polícia e manifestantes em vários pontos da ex-colónia britânica.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana