Internacional Boris Johnson ameaça expulsar deputados rebeldes do seu partido

Boris Johnson ameaça expulsar deputados rebeldes do seu partido

O primeiro-ministro britânico pode avançar com uma purga se os deputados do Partido Conservador votarem contra os planos do governo para o Brexit.

Depois de conseguir assegurar a suspensão do parlamento britânico entre os dias 10 de Setembro e 13 de Outubro, Boris Johnson está a ameaçar expulsar do parlamento os deputados do seu partido que votem contra o governo já a partir desta terça-feira na questão do Brexit, de acordo com a Reuters.

Numa semana que pode ser crucial para o Brexit, uma vez que antecede a suspensão do parlamento, esta ameaça demonstra o quão tenso está o ambiente no seio do Partido Conservador e a oposição interna aos planos de Boris Johnson para o Brexit.

O primeiro-ministro já deixou claro mais do que uma vez que vai avançar com uma saída sem acordo, se a dinâmica das negociações com Bruxelas não sofrer alterações até ao dia 31 de Outubro.

Esta ameaça de Boris Johnson foi confirmada à Reuters por uma fonte do partido, que acrescentou que para além da expulsão imediata, os deputados rebeldes serão impedidos de se candidatarem pelos Conservadores nas próximas eleições.

Recomendado para si:  Autoridades sul-africanas procuram dois moçambicanos suspeitos de furto de motorizada

“Os deputados Conservadores estão a receber uma mensagem muito simples. Se não votarem ao lado do governo na terça-feira vão destruir a margem negocial do governo e entregar o controlo do parlamento a Jeremy Corbyn”, revelou a fonte à Reuters.

A oposição vai tentar a todo o custo no parlamento bloquear uma saída sem acordo da União Europeia.

Notícias ao Minuto

Destaques da semana