Sociedade Serviço Nacional de Migração passa a atribuir passaportes nas comunidades

Serviço Nacional de Migração passa a atribuir passaportes nas comunidades

Por conta da emissão do passaporte de viagem que passou a ser tratado de forma presencial, eis que o sector público da Direcção de Migração da Cidade de Maputo regista muita pressão. Para descongestionar o sector, o Serviço Nacional de Migração decidiu aproximar o serviço ao cidadão.

É um facto o sector público da Direcção de Migração da Cidade de Maputo regista mais pressão em relação as direcções a nível nacional.

Fátima Sitoe está para renovar o passaporte, não esconde que o mais cómodo é tratar do documento nesta Direcção. Note que a mulher mora na Mozal: a 10km do centro da cidade.

Tal como Fátima, existem mais cidadãos que tem esta preferência, moram longe e preferem tratar do passaporte na Direcção da Migração da Cidade de Maputo. O resultado é uma longa fila de espera, Ernesto Manuel que vem de Gholhoza a 9 Km da urbe que o diga.

De modo a descongestionar, o sector público da direcção de Migração da Cidade de Maputo, o SENAMI além das Direcções Distritais, passou a realizar campanhas de registo e cadastramento para a atribuição de passaportes nas comunidades.

As primeiras decorreram em Gaza nos Distritos de Chicualacuala e Mapai e Matutuine na Província de Maputo.

É uma das formas que o SENAMI adoptou para acabar com a infiltração dos intermediários que somavam lucros de forma ilícita neste processo.

No balcão de levantamento soa a chamada.

São prazos de entrega que o SENAMI, considera que se registam melhorias, da parte do requerente é que há mais relaxamento, pois cerca de 9 mil passaportes aguardam pelo respectivo levantamento, destes 650 estão prestes a expirar, e outros até já expiraram.

Dos meses em que os passaportes são mais solicitados destacam-se Abril, Junho, Novembro, Dezembro e Janeiro, sendo que no primeiro semestre deste ano foram produzidos 66 mil passaportes a nível Nacional.

Miramar