Sociedade Informais recusam-se a abandonar passeios da Praça dos Combatentes

Informais recusam-se a abandonar passeios da Praça dos Combatentes

Vendedores informais recusam-se a abandonar os passeios da Praça dos Combatentes, mesmo depois do ultimato dado pela Autarquia de Maputo. 

A polícia autárquica permaneceu todo dia de ontem na Praça dos Combatentes para impedir que os vendedores retornassem aos passeios para fazer o seu negócio. Os informais contestam a decisão e dizem que o mercado que lhes foi indicado é pequeno e não tem clientes.

Na segunda-feira, a polícia reforçou-se com cães e tentou impedir que os informais expusessem de novo os seus produtos nos locais proibidos.

Assim, os informais não expuseram os seus produtos, mas não deixaram de fazer o negócio. Com efeito, os produtos eram transaccionados de mão em mão, alguns deles improvisaram um pequeno mercado de peixe e legumes num beco estreito. Tudo para não ter que ir ao mal-amado mercado da Polana Caniço, mais conhecido por Mucoreano conforme decisão da Autarquia.

Contrastando a agitação da Praça dos Combatentes, o mercado Mucoreano encontra-se calmo com a maioria das suas bancas e barracas vazias. Enquanto houver informais, a polícia diz que dali não sai, e os informais dizem que dali ninguém os tira. Este braço de ferro já tem barba branca.

Recomendado para si:  Detidos quatro suspeitos de caça furtiva em Gaza

O País