Sociedade Chapas passam a circular 24 horas

Chapas passam a circular 24 horas

Os transportes semi-colectivos de passageiros passam a circular 24 horas ininterruptas a partir de 1 de Maio próximo, para atender a demanda da zona metropolitana de Maputo, que abrange os municípios de Maputo, Matola, Boane e o distrito de Marracuene.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, explica que o ciclo nocturno da circulação desses transportes deverá iniciar às 21horas e terminar às 06 horas do dia seguinte.

Falando no briefing, terça-feira, minutos após o término da 11ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, Carlos Mesquita disse que os operadores desses meios circulantes manifestaram interesse em operar 24 horas por dia.

“A clientela existe, ou estudantes, ou trabalhadores que trabalham em regime de turno e que saem tarde e que precisam de transporte”, disse o ministro, tendo explicado que para garantir a transparência do processo, no início de Março último, a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMTM) lançou um concurso público para que a Federação Moçambicana de Transportadores (FEMATRO) possa disponibilizar os serviços a operarem durante o período nocturno.

Recomendado para si:  Ordem dos Médicos suspende inscrição de novos licenciados da Universidade “Chipande”

A partir de Janeiro do corrente ano foram abertas na região metropolitana de Maputo 74 rotas de transporte semi-colectivos de passageiros.

Segundo o governante, a partir de Maio próximo deverão estar também operacionais os parques de estacionamento nas estações ferroviárias e rodoviárias. “A perspectiva desta acção é de que os concidadãos possam deslocar-se com as suas viaturas para as estações ferroviárias e dali apanharem os transportes ferroviários e, ou rodoviários públicos para se deslocarem aos seus locais de trabalho, de modo a evitar circulação excessiva de viaturas privadas nas redes viárias”, elucidou.

Folha de Maputo