Destaque Homem detido com cinco quilogramas de cocaína no Aeroporto de Maputo

Homem detido com cinco quilogramas de cocaína no Aeroporto de Maputo

Um homem foi detido na segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Mavalane, quando tentava transportar mais de cinco quilogramas de cocaína para a Costa do Marfim.

Um movimento desusado de polícias na parte frontal do terminal internacional do Aeroporto de Mavalane denunciava a operação. No interior do edifício, um homem de 54 anos tentava fugir das algemas dos agentes e das lentes dos jornalistas.

Foi encontrado com cinco quilogramas e duzentos gramas de cocaína. O homem da Guiné Conacri transportava a droga para a Costa do Marfim num voo que tinha como escala Adis Abeba, capital da Etiópia. Para lograr os seus intentos, criou um fundo-falso na sua própria mala, mas as autoridades detectaram logo o esquema e trataram de neutralizar o homem. Depois de cerca de duas horas o homem foi finalmente conduzido às celas.

Leonel Muchina, porta-voz da PRM, disse que a apreensão foi graças ao empenho de forças conjuntas que trabalham no Aeroporto Internacional de Mavalane, com vista a combater esta prática.

O Aeroporto Internacional de Mavalane é considerado um autêntico corredor de entrada e saída de drogas e as autoridades dizem estar a apertar cerco para acabar com o fenómeno.

Em Maio deste ano, uma mulher de 44 anos, de nacionalidade serra-leonina, que responde pelo nome de Nancy Juliana foi detida na posse de 12.4Kg de drogas também no Aeroporto Internacional de Maputo, quando tentava regressar à Serra-Leoa.

De acordo com a Polícia da República de Moçambique, até ano passado, a média de apreensões por tráfico de droga no Aeroporto Internacional de Maputo, era de duas a três pessoas por semana. Algumas destas últimas estão em trânsito ou têm como destino final Moçambique.

O País