Destaque Presidente da Catalunha toma posse e recusa jurar pelo rei

Presidente da Catalunha toma posse e recusa jurar pelo rei

O novo presidente da Catalunha, Quim Torra, tomou posse esta quinta-feira numa cerimónia discreta, sem a presença de representantes do Estado espanhol.

No momento solene, Torra prometeu “fidelidade ao povo da Catalunha” e ficou-se por aí, excluindo deliberadamente a Constituição espanhola e o rei de Espanha. A fórmula de juramento de Torra imitou a usada em 2016 pelo seu antecessor, Carles Puigdemont.

Nessa altura, a Justiça espanhola ditou que, embora violando a tradição, o juramento sem referência ao rei e à Constituição não viola a lei, pois o texto do juramento não está regulamentado.

“Prometo cumprir lealmente as obrigações do cargo de presidente da Generalitat [governo catalão] com fidelidade ao povo da Catalunha representado no Parlament”, afirmou Torra, numa cerimónia presidida pelo presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, à qual assistiram apenas a mulher de Torra e alguns outros familiares. Outra originalidade da cerimónia foi a não entrega a Torra do medalhão que identifica o presidente da Generalitat.

O medalhão ficou numa mesa, para simbolizar que Puigdemont é o presidente legítimo e só não assume o cargo por imposição de Espanha, que o inabilitou e processou após a declaração de independência de Outubro de 2017.

Recomendado para si:  SERNIC captura suspeito de chantagear mulheres com vídeos íntimos em Pemba

O governo espanhol recusou valorizar o desafio de Torra e diz que o importante é que nomeie os seus conselheiros e comece a exercer funções.

CM