Internacional Irã dispara mísseis em bases militares israelenses

Irã dispara mísseis em bases militares israelenses

O exército do Irã disparou, segundo informa o exército israelense, cerca de 20 mísseis balísticos contra bases militares de Israel. Os ataques às bases ocorreram na noite desta quarta-feira (09), no horário local, por volta da 0h de quinta. Todas elas estavam localizadas no sul da Síria, nas Colinas de Golã, fronteira israelense.

“Lançamentos de cerca de 20 mísseis foram registrados por volta da meia-noite em direcção às posições de fronteira nas Colinas de Golã pelas forças al-Quds do Irã”, afirmou um porta-voz do Exército de Israel.

Segundo o site local The Times of Israel , não há registro de feridos, mas os moradores da região foram orientados a procurar abrigos. Há relatos ainda de que a população ouviu fortes e repetidas explosões. Antes dos barulhos, foram disparados alarmes antimísseis na região.

Ainda segundo o jornal, alguns dos mísseis foram interceptados pela defesa do país e Israel chegou a revidar atacando posições sírias com artilharia. Por sua vez, o Exército de Israel afirmou que enxerga o episódio com “com grande severidade” e que está preparado para “uma ampla variedade de cenários”.

Recomendado para si:  Ataque das forças de apoio rápido em Al-Fashir causa 13 mortos e 19 feridos

Colinas de Golã e contexto actual

O incidente ocorre na mesma semana em que a mídia síria culpou Israel por um ataque com mísseis ao sul de sua capital, Damasco. Além disso, o alerta na região está em nível máximo desde a última terça-feira (08), quando os Estados Unidos saíram do acordo nuclear com o Irã, aliado do regime de Bashar al Assad.

As Colinas de Golã ficam a nordeste de Israel e pertenciam à Síria até 1967, quando foram tomadas pelas forças israelenses na Guerra dos Seis Dias. A região, que é bastante rica em recursos hídricos, foi anexada a Israel em 1981.

Último Segundo